VPR: A Agência de Comuicação da FJB


É a equipe responsável pela coordenação total do Projeto no Estado. A VPR Comunicação é dividida pelos Departamentos de: Conteúdo, Produção de Áudio e Vídeo, Web e Mídias Sociais, Design, Fotografia, Jornalismo e Redação, Ensino, Equipe Técnica e Secretariado.


  • Conteúdo – Responsável pela finalização dos processos criados pelos Departamentos que geram conteúdo. Também é dividida pelo subdepartamento de Revisão de Conteúdo. A equipe de revisão segue uma linha de trabalho guiada pelo um manual elaborado especialmente para o departamento. Se um texto ou fotografia não está de acordo com que foi definido no Manual do Revisor, o texto não é liberado para exibição, devendo o VPR Correspondente corrigi-la, sob pena do artigo não ser negado novamente, caso a correção esteja fora de um prazo determinado pelo Departamento de Conteúdo. Abaixo há os departamentos anexas ao departamento de Conteúdo.
  • Produção de Áudio e Vídeo. É o departamento responsável pela cobertura de eventos, realizando filmagens nos eventos mais importantes, entrevistas e também para a IURDtv. Responsável pela edição, tratamento e criação de vídeos para divulgação nas redes sociais e portais. Conta com apoio dos subdepartamentos de Fotografia e Jornalismo.
  • Fotografia – Departamento responsável pela captação de imagens em eventos. As fotos são feitas com câmeras profissionais e semi-profissionais, guardadas, examinadas e em alguns casos até tratadas antes da exibição. Raramente uma foto é descartada. Apóia os departamentos de Produção e Jornalismo.
  • Jornalismo e Redação – Responsável pela elaboração de textos e reportagens dos eventos. Neste departamento não há correção da parte da Equipe de Revisão, já que (no Rio de Janeiro) há equipe é formado por profissionais da Área. Conta com o apoio da Produção de Áudio e Vídeo e Fotografia.
  • Web e Mídias Sociais – Departamento responsável pela criação e manutenção dos portais e blogs da Força Jovem. Também responsável em apoiar nos blogs dos demais projetos da Força Jovem e nos trabalhos de divulgação nas redes sociais. Conta com apoio dos Designers.
  • Design – Com o apoio do Departamento Web é o departamento de criação de gráficos, logos, banners para eventos seja para blogs ou divulgação nas redes sociais.
  • Ensino – Departamento que elabora manuais, apostilas, vídeoaulas e treinamento para as Equipes VPR. Define quais tecnologias serão utilizadas pela VPR, elevando o nível de conhecimento da equipe e Projeto.
  • Equipe Técnica – Não chega a ser um subdepartamento formado e com liderança. É a equipe montada exclusivamente para apoiar todos os demais departamentos quando necessário. Seja na manutenção de micros, instalação de redes, bagagens, segurança, estafetas e outros.
  • Secretariado – É o Departamento administrativo da VPR. Toda documentação e informação que trafega no mundo VPR passa pelas Secretárias. Sempre atrás do líder, são as Secretárias responsáveis em elaborar formulários, relatórios, administrar dados referentes aos VPRs Comunicação e Correspondentes no Estado, seus equipamentos, equipes, suas qualidades e deficiências. Tudo que o Líder Estadual sabe, deve-se também ao trabalho das Secretárias. Se elas falham… humm.


0 comentários: