Um homem segundo o coração de Deus



“'Era ele ruivo, de belos olhos e de boa aparência.' (1 Sm 16.12). Esta é a única descrição física que temos do jovem Davi. Sabemos então que era belo, tinha olhos bonitos e uma aparência saudável. (…) A aparência exterior de Davi não parecia destacá-lo de forma alguma. "
(Trecho retirado do livro Davi, Charles R. Swindoll)
Muitos dos personagens bíblicos são exemplos de fé, coragem, reverência e obediência à Deus, homens e mulheres que servem como verdadeiras referências para nossas vidas, porém, dentre todos estes, apenas um foi considerado pelo próprio Deus como sendo segundo o seu coração: “Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração” ( Atos 13.22).
Será que o jovem salmista, pastor de ovelhas e grande rei de Israel foi um homem perfeito, isento de pecados, um super-herói, ou coisa do tipo? Sabemos que não.
Davi, assim como qualquer criatura humana também estava vulnerável à cometer erros, e a própria bíblia relata estes momentos. Então nos vêm a questão: como um indivíduo natural, o mais anônimo dentre seus irmãos pode ter sido considerado um homem segundo o coração de Deus? A resposta está no que Deus achava de Davi, pois o Senhor encontrou nele o que realmente procurava, um homem de coração humilde e sincero, disposto a cumprir verdadeiramente à Sua vontade. E nos dias de hoje, será que Deus tem encontrado servos com essas qualidades? Que tipos de homens e mulheres Deus tem escolhido para capacitá-los?
“Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus. “ (1 Cor 1.26-29)
Logo entendemos que Deus não tem procurado por pessoas perfeitas, mas por homens e mulheres, com as mesmas virtudes que encontrou em Davi. E você, será que tem sido um servo segundo o coração de Deus? Ou melhor, será que o seu coração tem sido completamente Dele?

#Dica:
Para conhecer mais sobre a trajetória desse homem inspirador acompanhe a Minissérie Rei Davi todas às terças e quintas às 23:00h na TV Record e/ou leia o livro Davi – Heróis da Fé, do autor Charles R. Swindoll .

0 comentários: