Zaqueu, o homem perdido que Jesus resgatou

Entre todas as profissões do mundo, uma em especial recebe o rancor do povo de Jericó. A cada vez que um publicano cruza a rua, dezenas de olhares venenosos atravessam seu corpo. Talvez seja porque, por ali, poucos possuem tanto poder financeiro quanto os publicanos. Talvez seja porque o poder aquisitivo de um publicano vem justamente da falta de poder aquisitivo do povo. Seja como for, alguém que exerce essa profissão é considerado o próprio mal. Indigno de qualquer bênção.

E foi isso que disseram para Zaqueu quando ele encasquetou com a ideia de conhecer o Profeta que descia pregando e praticando milagres desde a Galileia até Jericó. Zaqueu vivia de cobrar impostos para Roma. Tomar o pouco que o povo tinha para dar a quem muito já possuía. É claro que, sendo apenas um funcionário do Império, não era ele quem definia o valor a ser cobrado. Mas odiada é sempre a flecha que mata, nunca o arco que a sustenta e impulsiona.

Zaqueu relevou todas as palavras contrárias à sua vontade e decidiu que veria o Homem e Seus discípulos de qualquer jeito. O que não seria fácil, considerando a histeria das pessoas que O seguiam por todos os lados. Quando o Homem chegou a Jericó, uma verdadeira multidão O cercava.
Ora! Zaqueu era baixo de estatura, porém, alto de inteligência e de fé. Não se deixou abalar pelas palavras contrárias, então não se deixaria abalar pela dificuldade em alcançar seu objetivo. Subiu em uma árvore e, se não conseguiria falar com Ele, ao menos vê-Lo seria possível.
“Zaqueu, desce depressa, pois Me convém ficar hoje em tua casa.”
Foi a ordem que quase o derrubou da árvore. Antes que percebesse, já estava no chão, adorando o Profeta que não só o chamou, como o fez pelo nome. E diziam muitos por ali que o Filho de Deus se hospedara com um pecador, e em muito crescia a admiração por Ele, porém, crescia também o número de pessoas que O invejavam e repugnavam Sua atitude.
Zaqueu, o publicano pecador, pouco se importava com o que ouvia do povo. Entre todas as ovelhas brancas, Jesus escolhera a malhada. E, desde então, ele passou a adorar Deus e repetir as palavras que o Senhor lhe dissera: Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.”
E você, também tem feito de tudo para alcançar a redenção?

0 comentários: