Mais de 30 mil jovens no Frequência Jovem – Bahia te quero sem drogas


Foto 1novo
Milhares de jovens reunidos, música, diversão… estes elementos poderiam ser adequados perfeitamente ao relato dos que frequentam os inúmeros eventos realizados no Parque de Exposições de Salvador. Mas vários aspectos diferenciam o Frequência Jovem X, realizado pela Força Jovem Universal dos demais. A começar pelo propósito nobre de alertar os jovens para a importância de se manterem longe de qualquer tipo de droga. Mas não foi só isso que rolou.
Criado há pouco mais de três décadas, a FJU já alcançou mais de dois milhões de adolescentes em todo o país. Por meio dos inúmeros programas nas áreas da educação, esporte, cidadania e comunicação o projeto tem apresentado gratuitamente uma nova perspectiva para um satisfatório desenvolvimento psicossocial.
Recentemente pesquisas revelaram dados assustadores a cerca da violência e do consumo de drogas na Bahia e em toda a região nordeste. Segundo publicações esta localidade concentra cerca de 40% dos usuários de crack do país, e isso tem impactado diretamente na elevação das taxas de homicídios envolvendo pessoas com menos de 18 anos de idade.
Atento a esta realidade a FJU decidiu alertar a juventude realizando um grande evento utilizando o slogan: Bahia te quero sem drogas. A proposta era multiplicar jovens como os que já frequentam as reuniões semanais da Força Jovem, já que eles são ordeiros, disciplinados e gostam de diversão como qualquer outro adolescente, mas diferente do que muitos imaginam, os da FJU não precisam usar álcool ou drogas para alcançarem este objetivo.
Munidos desta determinação cerca de 30 mil jovens ocuparam o Parque de Exposições para mostrar que desejam uma vida mais consciente e responsável.
O grupo da Cultura Jovem abriu os trabalhos com uma apresentação de Hip Hop que levantou a galera. Liderado por Jude Melo, o programa tem levado aos jovens oficinas de dança e teatro, proporcionando a estes a oportunidade de desenvolverem seus dons em um ambiente sadio.
A primeira atração musical a sacudir a galera foi Edfarias. A música pisa estava na ponta da língua. Em seguida foi a vez de Mano Gil, que também é fruto do trabalho da FJU. Livre da dependência química, o reper veio de São Paulo especialmente para se apresentar no evento. A última a subir ao palco foi a banda Vou na Fé, que com seu ritmo contagiou até o bispo Marcello Brayner, líder da Força Jovem Universal no Brasil. Durante a execução de “É pra lá que eu vou”, o cantor Mario Costa e as bailarinas o ensinaram a coreografia passo a passo.
Diversas autoridades marcaram presença. Entre elas os deputados Márcio Marinho, Sidelvan Nóbrega e José de Arimatéia. Os vereadores Tia Eron, Luis Carlos e Isnard Araújo. O Superintendente de Prevenção a Violência, Evilásio Bastos, representou o Governo da Bahia, já que o acontecimento contou com o apoio do projeto Pacto Pela Vida, gerido pela Secretaria de Segurança Pública. “Quero louvar a iniciativa da Força Jovem Universal que tem buscado não só tirar os jovens da droga, mas também impedir que eles cheguem até ela. Eu fico emocionado em ver que um trabalho como este vem dando certo alcançando resultados positivos.” Declarou o superintendente.
Dois exemplos do resultado positivo citado por Bastos são Wallace Hora, 25 anos, e Railson Ferreira. 38 anos. Ambos foram resocializados por meio do trabalho da FJU após profundo envolvimento com as drogas e a marginalidade. Wallace chegou a ser preso cinco vezes e quase perdeu a vida em um dos assaltos, quando ao trocar tiros com um policial conseguiu se esquivar das balas deflagradas em sua direção. Hoje ele coordena o programa Dose Mais Forte e ajuda outros a mudarem de vida.
“Você que faz parte da Força Jovem é um visionário, e um dia estará em nosso lugar. Liderando, orientando outros como você. É importante que você se mantenha determinado, focado em seu objetivo. É preciso vencer as lutas interiores e isso é o alvo de todo visionário. É por isso que na FJU só tem visionários.” Este foi o recado do bispo Marcello Brayner para a juventude baiana enquanto assistia às apresentações no palco.
De mãos dadas o bispo Marcello e o pastor Julio Santos encerram o evento erguendo um grande clamor pela juventude, determinando que cada um dos presentes venha ser um vitorioso em seus propósitos, e com o característico V da vitória se despediram da galera.
Confira as fotos e o vídeo deste Mega evento!
bahia te quero sem drogas (1) bahia te quero sem drogas (2) bahia te quero sem drogas (3) bahia te quero sem drogas (4) bahia te quero sem drogas (5) bahia te quero sem drogas (6) bahia te quero sem drogas (7) bahia te quero sem drogas (8) bahia te quero sem drogas (9) bahia te quero sem drogas (10) bahia te quero sem drogas (11) bahia te quero sem drogas (12)

0 comentários: