O que inspira você?


“O que você deseja inspirar no seu leitor?” Todo bom jornalista tem essa preocupação. E para desenvolver o potencial criativo dos redatores do VPR RJ, foi realizado um treinamento intensivo de em técnicas de jornalismo e redação, no último sábado (17).
O palestrante foi Rodrigo Rocha, coordenador do Departamento de Jornalismo e Revisão do VPR RJ. Dúvidas foram tiradas e direções para se redigir um bom texto focado no público da web, em sua maioria jovens.
A partir da Bíblia é possível perceber o desejo de Deus em capacitar seus servos em Sua Obra. Na passagem sobre o batismo dos discípulos no Espírito Santo, o autor do livro de Atos revela que eles falaram 

em outras línguas, neste caso, em línguas nativas naquela época, como grego e aramaico. O objetivo divino era capacitá-los a levar a mensagem do Evangelho aos visitantes que residiam em Jerusalém aqueles dias.
Três palavras foram fundamentais para a construção desse treinamento: conhecimento, percepção e notícia.
Um das primeiras coisas em que devemos ter é conhecimento. Ter em mente para quem eu estou escrevendo o texto e porque eu escrevo. Focando justamente para quem está fora do ambiente em que descreve. No âmbito igreja, é necessário ter um diálogo que atendam, estinguem a curiosidade de quem não é deste ambiente. E a mensagem deve ser o ponto de partida do texto. Isso deve ser evidenciado. Assuntos do cotidiano que em muitas vezes é expresso em reuniões e eventos da FJU.

Usar a percepção e clareza para abordar de modo inteligente a um depoimento ou testemunho. Como exemplo temos a campanha “Eu sou a Universal”, que traz de forma simples, a vida de pessoas normais que venceram e fazem parte da Universal. São histórias desse lugar. Buscar detalhes de problemas ou situações em que a pessoa passou para exemplificar com mais nitidez. Bom exercício para percepção é ter acesso a artes (cinema, teatro, livros, exposições, etc.) para treinar o seu olhar para ambientes que podem expirar temas para uma matéria.

Por fim, noticiar. É necessário ter um critério de importância e um “gancho” para colocar a notícia de maneira rica e que chame a atenção ao título e a foto principal, buscando uma característica que atraia o leitor ao texto, pesquisando fontes (eventos, grupos, momentos, etc.) dentro do ambiente em que está sendo narrado.
Uma tarde de verdadeiros ensinamentos que não ficam por aí… Se você gostou desse trabalho voluntário e quer fazer parte procure a FJU e o projeto VPR mais próximo da sua casa. No próximo sábado 31 de agosto, teremos o Curso Intensivo de Produção. Até lá!

0 comentários: