Jovem radical – Canoísta na FJU Tramandaí



Você trocaria uma oportunidade de jogar no futsal da França para praticar um esporte radical com poucos adeptos no Brasil?
Para a maioria dos jovens brasileiros a resposta seria não, mas para Marcelo Xavier Júnior, de 16 anos, o interesse pela canoagem foi mais forte do que pelo esporte da maioria.
Será que ele se arrepende? Será que ele fez a escolha certa? Marcelo diz que não sabe o que teria acontecido se tivesse escolhido o futsal, mas sabe o que aconteceu ao escolher a canoagem, e se anima ainda mais com o que está pra acontecer.
Em 2010 o jovem conheceu a canoagem através de uma mostra do esporte que ocorreu em sua cidade, Três Coroas. Com 13 anos ele entrou na água pela primeira vez, conforme conta, numa experiência não muito agradável para um iniciante.
- No primeiro treino, eu não durei 10 segundos com a cabeça fora d’água, pois logo que entrei a correnteza virou a canoa, diz ele, rindo da situação.
Depois de alguns goles d’água, Marcelinho se aperfeiçoou e agora se destaca no esporte, com conquistas de medalhas importantes e participações em grandes eventos. Em novembro, o canoísta vai para o seu 7º campeonato, obteve vitórias nas categorias C1 e C2 do Campeonato Brasileiro 2012 e na última etapa da Copa do Brasil 2012, além de ter sido 2º na terceira etapa da Copa do Brasil 2013, e também 2º colocado na segunda etapa da Copa do Brasil deste ano.
Treinando bastante no Rio Paranhana, Marcelinho se prepara para o Sulamericano, que será realizado daqui a dois meses na cidade chilena de Puccôn.
A canoagem Slalom é um esporte pouco visado, porém necessita de muito talento e treinamento, além de um pouquinho de coragem, por isso este esporte é denominado como “esporte radical”. Segundo Marcelinho, ao descer corredeiras repletas de pedras, a adrenalina sobe bastante, o que deixa a prática ainda mais interessante.

0 comentários: