T-Amar auxilia mãe solteira a se curar da doença


Você já deve ter ouvido falar que a depressão atinge muitas mães após o parto. Mas a doença pode afetar também as mulheres durante a gravidez. Fatores como diabetes e alterações na tireoide podem desencadear o problema.
As grandes alterações hormonais durante a gestação podem ser as principais causas da doença. Porém, existe uma clara relação com o suporte social, principalmente do parceiro e da família, e a falta de planejamento da gravidez que podem contribuir para o problema.
A jovem Alessandra Rosário do Rosário (na fota cima, à direita), de 24 anos, sofreu com a doença. Quando estava no sétimo mês de gravidez, ela conheceu o projeto T-Amar, e mesmo durante uma atividade em que todas as mães solteiras foram convidadas a fazer as unhas e pentear os cabelos para elevar a autoestima, a moça não quis participar.

Depois disso, a jovem permaneceu 18 dias internada num hospital em Belém, capital do Pará. Alessandra apresentou um quadro clínico considerado agressivo, com anorexia, vômitos intensos, perda de memória e dificuldades para andar. Os médicos constataram a causa de tantos sintomas: a depressão na gestação.
Após ser medicada, ela foi encaminhada de volta para casa. Novamente foi convidada para participar dos encontros do projeto T-Amar e, dessa vez, aceitou ir à reunião denominada “O valor de uma mãe solteira”.
A partir do encontro, a jovem conseguiu enxergar que o abandono do namorado e o sentimento de rejeição eram pequenos diante do valor que a vida dela tinha para Deus.

A coordenadora do projeto T-Amar em Belém, Edna Assis, foi quem atendeu a jovem. As palavras dela para Alessandra foram como um carinho de mãe. Ao ouvir o quão preciosa é para o Senhor Jesus, Alessandra se entregou, deu adeus aos sofrimentos e recebeu a vida que apenas Ele pode nos dar.
Hoje, a mudança da jovem é visível. A tristeza no olhar despareceu, dando lugar ao sorriso. Os resultados no retorno ao hospital para o pré-natal foram atestados pela sua médica: cura total da depressão, restabelecimento da memória, mobilidade física, saúde e gestação normalizadas, sem complicações.
Assim como Alessandra, o T-Amar auxilia tantas outras mães solteiras que passam por dificuldades. Idealizado pela escritora Cristiane Cardoso, o projeto tem o objetivo de capacitá-las para que tenham a oportunidade de reescrever suas histórias. Para alcançar essa meta, são realizados encontros mensais com as mães que participam do projeto, enfocando temas diferentes a cada reunião.
Se você quer conhecer o Projeto T-Amar ou deseja uma mensagem de apoio, acesse o blog www.projetot-amar.com. Lá você encontrará diversas mensagens, postadas todos os dias, e as datas e locais dos encontros do projeto.

0 comentários: